quinta-feira, janeiro 12, 2006

"Foto Delgado"

Caros camaradas,

este post estava escrito e previsto no meu "alinhamento editorial" para ser publicado no próximo dia 15 de Janeiro.

Entretanto, soube através do blog de um camarada que o Sr. Delgado tinha falecido.

Aqui fica a antecipação do post (tal como estava escrito), como uma homenagem sentida a quem "congelou" muitas das nossas memórias mais felizes.

Zacatraz!

Pedro Chagas
357/77


-----------------------------

Algumas das melhores memórias da minha vida têm atrás o carimbo "Foto Delgado".

O Sr. Delgado (ou "Chulógrafo", como era "carinhosamente" conhecido) já estava no Colégio quando eu entrei, e por lá continua, pelo que já deve ultrapassar os 30 anos como "fotógrafo oficial".

Não havia acontecimento da vida colegial no qual não estivesse presente. Abertura Solene e "3 de Março"? "Foto Delgado". "Mocada"? "Foto Delgado". Peregrinações a Fátima? "Foto Delgado". Actividades desportivas das quartas-feiras? "Foto Delgado".

Récita? Estágio de Graduados? Semana de Campo na Carregueira? Crisma? Baile de Finalistas? Visitas de ex-alunos? Sempre "Foto Delgado".

O Sr. Delgado documentou com grande detalhe várias décadas de história do Colégio, merecendo por isso o seu lugar na mesma.

(Serve também o presente "post" - sincero - para dizer que vou publicar, sem autorização formal mas com a devida reverência, fotografias da "Foto Delgado" do meu tempo de aluno... ;-))

2 comentários:

Anónimo disse...

Chagas!
Muito bem observado e sinto uma certa nostalgia ao lembrar-me das tipicas exposicoes fotograficas (ad-hoc) na parada do corpo de alunos, qual Aldeia da Roupa Branca.
Boa ideia, a tua dos creditos a's fotos do Delgado.
Reflectindo bem, ele (os seus herdeiros) potencialmente guardam as memorias fotograficas de geracoes e geracoes Colegiais de eventos que so' a' familia CM dizem respeito. Seria de esperar que a AAACM ou o proprio museu do CM adquirir todo este valioso espolio antes que desapareca! Ai fica o desafio.

PS: ... as fotografias eram conhecidas como as "chulografias".

Anónimo disse...

O anonimo de cima e' o 15/75 (Freitas)